20
Mai 13

 http://youtu.be/CtsC9uizHbM

 

Quero-vos hoje falar da “ManifestaçãoFacial do Medo”, bem como a sua presença em marco e micro expressão. Em relação à marco da ManifestaçãoFacial do Medo, assim como a micro. Ambas englobam a face por completo, ou seja, ela tem a sua expressão pelo rosto todo, em conjunto com vários músculos dando origem à expressão do medo. A expressão no rosto revela-se pelos olhos, boca, queixo e pescoço. Em relação às sobrancelhas, podemos incluía-las ou não, dependendo das pessoas, embora esteja muito das vezes associada.

Mas antes, para podermos perceber isto do “rosto por inteiro ou completo” com o conjunto de vários músculos faciais, temos de perceber como é composto o rosto (em termos emoções faciais) e para tal, vamos dividi-lo em três partes (Dr. Paul Ekman), sendo elas:

 

- A parte superior – testa, sobrancelhas, raiz do nariz e olhos, ou seja a Região Frontal e a Região Orbital.

- A parte mediana – nariz, bochecha, ou seja, a Região Nasal, Região Infraorbitária e Região Zigomática.

- A parte inferior – boca, queixo, pescoço, ou seja, desde da Região Oral à Região Carotídeo.

 

A diferença entre a macro expressão e a micro expressão toca ao tempo de duração e muito das vezes associado à parcialização da sua presença, ou seja, a micro expressão pode se encontrar na face por inteiro ou apenas numa das partes (faciais) já atrás mencionadas ou seja, apenas movimenta um pequeno conjunto de músculos faciais, sendo designada pelo Dr. Paul Ekman “Subtle Expressions”, i.e. “Micro Expressões Parciais”

Neste segmento de vídeo que aqui vos mostro, vão dar conta tanto de uma macro expressão de medo, bem como a sua micro expressão, e neste caso, uma “Micro Expressão Parcial”.

 

Ora bem, o vídeo que aqui está é sobre o ataque de um tigre ao seu domador durante

 uma atuação circense. Esta peça é apresentada por um programa televisivo (“Nuestro Dia”) onde temos dois casais. Quando a apresentação do vídeo termina, damos logo conta de uma “Micro Expressão Parcial” de medo na primeira moça (01.22). Apesar de não se notar, devido à inclinação da cabeça, ele existe.

Quando a camara chega ao segundo casal (os mais próximos da imagem), vemos a moça de vermelho numa macro expressão do medo com as mãos a tapar a boca (01.24 – 01.24); nota-se que é uma macro pelo tempo de duração.

De seguida, o rapaz que está ao seu lado, quando olha para a camara, vemos duas “Fuga de Emoções” , primeiro uma “Micro Expressão Parcial” de “Surpresa”  (01.27)pelo “Levantar das Sobrancelhas” (AU1D+AU2D – FACS) e imediatamente a seguir vemos a expressão parcial de medo nos olhos (01.27).

Igualmente podemos dizer que o levantar das sobrancelhas com os olhos fazem parte de uma combinação também ela expressão da emoção do medo, mas podemos notar que ele baixa as sobrancelhas e a expressão do medo permanece no olhar.  

 

A expressão de medo nos olhos, também chamada de “Olhar do Medo”, que não é nada mais do que o levantar da pálpebra superior, revelando o branco do globo ocular acima da iris (AU5D – FACS). É este olhar que os “guerreiros” do nosso tempo – arte marciais e combate de boxe, procuram nos seus adversários. O “Olhar do Medo” pode ser considerado uma “Micro Expressão Parcial – MEP” bastante autentica com a emoção do medo, uma vez que é revelada de forma bastante subconsciente.

(Imagem do Dr. Paul Ekman - FACS)

 

Atenção que a boca também autentica a expressão do medo, e há muitas pessoas que deixa “Fuga das Emoções” nessa zona, porém, também é uma zona que muito das vezes é usada para “Camuflar”, “ Manipular” e “Simular” as emoções. Como tal, será natural não encontramos a expressão do medo tão frequentemente nos lábios. A emoção do medo nos lábios é revelada pelo “Lips Stretch” (Dr. Paul Ekman), ou seja, “Lábios Alongados” (AU20D – FACS).

publicado por signalwatcher às 19:37

Maio 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

12
14
15
16
17
18

19
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
2014

2013

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO